Pescar com Tenya...
... a sul da Berlenga.
A pesca com Tenya é inquestionavelmente eficaz, embora ainda para muitos pescadores seja uma situação completamente nova, olhando para ela com um misto de curiosidade e desconfiança.
Esta técnica de pesca com Tenya, maioritariamente praticada a partir de uma embarcação, pode também ser praticada a partir de terra, em estruturas rochosas e em zonas portuárias, por exemplo.
Os equipamentos
Numa manhã muito fria mas solarenga de Inverno, munimo-nos da cana Daiwa BALLISTIC-X TENYA, do carreto BALLISTIC LT 6000 e de algumas Samurai Tenya.
A cana Ballistic Tenya permite trabalhar bem a Tenya, bem como ferrar e combater os esparídeos sem a menor dificuldade. O seu blank em carbono alto módulo montado com a tecnologia x45, proporcionam uma ação progressiva e muito sensível de ponta.
O carreto Ballistic LT 6000 é leve e robusto, fazendo com a cana Ballistic Tenya um conjunto leve e eficaz, para um máximo prazer em ação de pesca. O corpo do carreto é em carbono Zaion e o rotor em carbono DS5, sendo dotado de uma roda de coroa Tough Digigear. Na bobina Air Spool em alumínio, utilizámos o multifilamento de 12 fios (PE #2) Saltiga 12 Braid EX.
As Samurai Tenya com perfil redondo, estão perfeitamente equilibradas, sendo equipadas com um robusto anzol fixo e um assist hook, fabricados no Japão. A cores e os olhos 3D são muito atrativos. A corda Samurai Assist Line que conecta a Tenya ao anzol foi concebida para esta utilização, bem como para os jigs e madais. Pode obtê-la, estando disponível em 5 resistências de 70 lb a 150 lb.
Os iscos para a Tenya
O camarão é o isco “original” e preferencial da Tenya. No entanto, muitos outros iscos naturais são admitidos e utilizados com sucesso, nomeadamente o caranguejo pilado, as tiras de lula ou choco, os filetes de cavala, as pontas dos tentáculos dos cefalópodes em geral, etc..
A ação de pesca
Os pargos são uma das espécies muito pescadas com Tenya. Efetivamente podemos capturar praticamente todas as espécies de peixes demersais das nossas costas, como são exemplo a generalidade dos esparídeos.
Pescar com Tenya é algo que recomendamos vivamente a todos os pescadores que gostam da pesca ao fundo embarcada e da pesca “à chumbadinha”.
Quando em ação de pesca, quer a embarcação esteja fundeada ou à deriva, não tem que haver preocupação em manter a nossa Tenya na vertical, pois devemos deixá-la trabalhar livremente um pouco acima do fundo. Para tanto o seu peso deve ser o mais reduzido possível, obviamente tendo em atenção a profundidade, a velocidade do vento e da corrente.
A animação da Tenya deve ser feita com movimentos verticais amplos e lentos, entrecortados com algumas paragens. Ter em atenção que após o movimento de ascensão do nosso braço, os momentos subsequentes de descida são propícios à ocorrência de ataques.
Experimentar a pesca com Tenya é algo que recomendamos vivamente a todos !