Multifilamentos os preferidos no carreto

Os multifilamentos entrançados têm vindo a merecer a preferência dos pescadores como linha do carreto para a generalidade das técnicas de pesca, quer de costa quer embarcada.

Nas técnicas de lançado, como o spinning, o shore jigging e o surf casting, os multifilamentos permitem potenciar a distância de lançamento. Proporcionam ainda aumento da sensibilidade, melhorando o controlo sobre iscos e amostras. 

Nas pescas verticais, como a pesca ao fundo, pesca com chumbadinha, com tenya, no jigging e suas diferentes variáveis como o slow jigging, os multifilamentos são praticamente indispensáveis, nomeadamente nas versões multicor, por permitirem ao pescador ter a perceção da profundidade. 

O novo multifilamento entrançado J-BRAID GRAND X8 com alto grau de resistência utiliza as novas fibras denominadas Izanas e eleva ainda mais os pontos fortes do já conhecido J-Braid x8. Fabricado no Japão, é 4 vezes mais resistente à abrasão!

O protagonismo dos multifilamentos entrançados deve-se sobretudo ao aumento de qualidade, beneficiando de excelentes matérias primas e processos de fabricação cada vez mais apurados do ponto de vista tecnológico.

Os atributos dos multifilamentos levam os pescadores a preferi-los maioritariamente como linha a utilizar no carreto. Desses atributos, que caracterizam os multifilamentos entrançados podemos destacar: a maleabilidade, a suavidade, o deslizar, a ausência de memória, a baixa elasticidade que se traduz em sensibilidade na deteção de toques, a resistência (por comparação com os monofilamento, autorizando a utilização de linhas muito finas, com menor atrito na água e ao vento), e a coloração como é exemplo o multicor que têm uma enorme utilidade prática nas técnicas de pesca em que possuir informação da distância ou da profundidade são importantes.

Refira-se que como linha terminal, junto ao iscos ou amostras, sugerimos a utilização de monofilamento, nomeadamente de fluorocarbono pela discrição que possui. Para efetuar facilmente o nó de ligação multifilamento / mono, pode utilizar uma ferramenta muito prática o SOKKOU, sobretudo em condições difíceis como forte ondulação, tempo frio, fraca luminosidade. Vídeo de demonstração do SOKKOU: daiwa.fr/r60 .

Boas jornadas de pesca.