Limpeza e manutenção de canas e carretos

 

Em ação de pesca todos os equipamentos que utilizamos, nomeadamente canas e carretos, são expostos a condições ambientalmente agressivas, suportando frequentemente a presença de água salgada e areia. 

É pois conveniente após cada saída proceder à lavagem dos equipamentos com água doce, sem pressão, para remover os vestígios de sal, areia ou de outras impurezas. Após este procedimento, é também conveniente secar canas e carretos com um pano ou com papéis absorventes. A utilização de detergentes ou de quaisquer produtos suscetíveis de danificar os equipamentos de pesca é desaconselhada.

Em caso de necessidade de manutenção de canas e carretos, a mesma deve ser efetuada por técnicos habilitados. Ocorre-nos dizer que por vezes o que poderia ser uma intervenção simples feita por técnico habilitado, se torna complicada quando não há um profundo conhecimento dos equipamentos.     

 

Canas

 

A limpeza das canas é essencial para que possam manter-se operacionais, pelo que devemos proceder-se a uma lavagem integral com água doce. Alguns elementos das canas devem ser lavados e limpos com especial atenção, quer se trate de canas de elemento único, de multi elemento de encaixe ou telescópica, nomeadamente os passadores, os porta-carreto e os encaixes.

O bom estado dos passadores é essencial no funcionamento da cana, sendo conveniente inspecioná-los e proceder à verificação dos anéis por onde circula a linha. O porta-carreto independentemente da sua tipologia, deve ser mantido de forma a que o pescador tenha toda a confiança na fixação do carreto. É um fator que contribui decisivamente no desempenho do conjunto em ação de pesca. No caso das canas que possuem encaixes, é fundamental assegurar que se mantêm limpos e sem desgaste para que possam continuar a ajustar corretamente. 

 

Carretos

A evolução técnica e tecnológica, tem vindo a proporcionar o aparecimento de carretos com excelente desempenho. É notório o benefício que os pescadores podem retirar em ação de pesca, acrescentando mais satisfação à prática da sua atividade favorita. No entanto é necessário dispensar alguma atenção e cuidados aos nossos carretos de pesca, para que possam manter-se operacionais e com o bom desempenho que desejamos.

O primeiro dos cuidados a ter com os carretos após a sua utilização em ação de pesca é a lavagem com água doce, sem jato (sem pressão), ou a passagem com um pano bem húmido e sem detergentes. Depois de limpos e secos devem permanecer em zona arejada.

 

De entre as diferentes tecnologias que a Daiwa tem vindo a implementar nos seus carretos ao longo dos anos, que muito contribuem para os seus excelentes desempenhos, há uma que importa aqui particularizar. Trata-se da utilização do óleo Mag Sealed, que pelas suas características de proteção e lubrificação, é utilizado em rolamentos, ao nível do eixo principal e do rolete do pick-up dos carretos.

 ❌ Não pulverizar nunca com óleo penetrante ou lubrificante um carreto equipado com a tecnologia Mag Sealed

 

Pelas suas características, o óleo Mag Sealed, que se encontra estabilizado num campo magnético, não pode ser misturado com outro composto (nem óleo, nem massa, nem solvente). 

 

Apenas o Serviço Pós Venda da DAIWA dispõe de óleo original Mag Sealed, que não está à venda no comércio. Os técnicos do Serviço Pós Venda da DAIWA são tecnicamente qualificados para a manutenção dos carretos equipados com esta tecnologia. Só as lojas, pontos de venda Daiwa, qualquer que seja o equipamento Daiwa, podem contatar o Serviço Pós Venda.