Muitos de vós perguntam qual o número e o modelo de anzol a utilizar para determinadas espécie e por vezes a pergunta deveria ser outra… qual número e modelo de anzol utilizar para cada tipo e tamanho de isco?
Ao preparar a apresentação do nosso isco, devemos ter em consideração vários fatores: o tipo de isco, o seu tamanho, a espécie que vamos procurar com ele e a distância a que vamos lançá-lo. Assim podemos escolher melhor o anzol e o diâmetro do fio com o qual o vamos apresentar.
O diâmetro do fluorocarbono que escolheremos para apresentar o nosso isco também estará relacionado a vários fatores. A mobilidade que queremos dar ao nosso isco uma vez apresentado no nosso estralho, já que não é o mesmo que apresentar uma Tita Baby, que tem muito espaço no seu interior e praticamente qualquer linha relativamente grossa permitirá que ele se mova, do que usar uma minhoca de praia, que nos obrigará a selecionar linhas finas para não perder a mobilidade, ao serem tão delgadas.
Desta forma, se conseguirmos uma boa mobilidade, eles transmitirão movimentos e vibrações para a linha lateral do peixe, que tomará o engano com mais naturalidade.
E por outro lado, se a água está mais agitada, provavelmente também teremos que escolher um diâmetro maior para que as nossas linhas não fiquem emaranhadas.
Nesta ocasião, para a apresentação da Tita Baby, escolhemos um anzol TOURNAMENT SAQ SAS ABERDEEN nº 6 e um fluorocarbono SALTIGA 0,235 mm, pois a ideia era procurar bailas e robalos próximos ou alguma dourada precoce. Assim conseguimos evitar emaranhados diminuindo demais o diâmetro. Este anzol de perna longa não afeta a mobilidade da Tita Baby, pois tem muito espaço no seu interior e a mobilidade será perfeita. Por outro lado, é um anzol de que gosto muito para pescar essas três espécies com minhocas grandes.
Para utilização da minhoca de praia, o eleito foi o anzol TOURNAMENT SAQ SAS CHINTA nº 4 e fluorocarbono 0,20 mm, para preservar ao máximo a mobilidade dessa minhoca fina. Uma grande vantagem deste anzol é que pesa muito pouco e com isso conseguimos que quando a dourada abre a boca para absorver o isco, este entra rapidamente na sua boca e fixe dentro sem ficar perto de seus fortes molares.
Por fim, para a apresentação da minhoca americana, optamos pelo clássico anzol TOURNAMENT SAQ SAS CHINU RING nº 6, pois o tamanho da minhoca que escolhemos não é excessivo. Perfeito para obter melhores distâncias de lançamento, porém é um anzol robusto já que esta minhoca pesa mais e pode ficar nos molares de nossas capturas. Colocamo-lo num estralho de fluorocarbono SALTIGA 0,235mm, pois esta minhoca não é tão fina como a minhoca da praia e não perde a mobilidade.
Com isto me despeço, esperando para ver se alguma das nossas canas é capaz de enganar alguma das espécies que percorrem a praia nestes primeiros dias de primavera.
Saudações e boa pesca.