Embora não esteja habituado a que eu escreva sobre a pesca de cefalópodes, este ano decidi dedicar parte do meu tempo à pesca dos chocos e das lulas.
Durante todo o período de inverno dediquei todas as minhas saídas de pesca à aprendizagem desta pesca e tenho de ser totalmente sincero, é uma pesca emocionante que me surpreendeu muito.
Como sabem muitos de vós, nas costas andaluzas a pesca destas espécies está totalmente proibida, pelo que as jornadas que dediquei a esta pesca foram sempre de barco e sempre à deriva, que é como estas duas espécies são pescadas com maior eficácia.
Desta vez vou falar sobre a técnica de que mais gostei e a que melhores resultados me deu, se falarmos de pesca em todas as condições, tanto com derivas lentas como algumas mais rápidas.
Esta técnica é a TIP RUN, na qual se utiliza apenas uma toneira e à qual tentaremos dar-lhe um movimento mais ou menos pronunciado dependendo das condições do mar e principalmente da velocidade das derivas. Com esta técnica conseguimos atrair a atenção das lulas e chocos, quando as canas de deriva não o conseguem, porque as derivas são lentas, pelo que temos de ser nós a realizar o movimento da amostra com a ajuda da nossa cana.
As toneiras TIP RUN são diferentes do resto das toneiras lastradas, já que estas têm no interior da cabeça muito mais peso do que uma toneira normal e a argola à qual vamos prender a amostra geralmente está localizada no parte superior da cabeça do artificial.
Com isso garantimos que os movimentos que tentamos imprimir através da cana sejam mais realistas e eficazes, o que significará enganar melhor os cefalópodes.
Ao longo da toda a temporada testamos muitos modelos de artificiais TIP RUN e hoje gostaria de vos falar sobre as características desta em particular: EMERALDAS BOAT RV.
Em concreto, esta toneira pesa 30 g, possui interiormente uma cabeça lastrada e no exterior também monta um lastro clássico de toneira que, ao mesmo tempo, lhe confere peso para uma descida mais rápida (2m/s) o que facilita uma navegação mais equilibrada e um movimento de balanço mais realista.
Um dos pontos-chave que gostaria de destacar sobre esta toneira é a durabilidade do tecido que o cobre, pois nem todos as toneiras são igualmente resistentes. Por outro lado, é dotado de uma boa coroa de anzóis e não é fácil para os cefalópodes escaparem depois de cravados.
Outro fator que também ajuda a pescar com a EMERALDAS BOAT RV é o seu “chocalho” interno: sendo muito agudo, mostrou-se muito eficaz quando outras toneiras não pescavam.
Podem em condições de derivas fortes, as 30 g da EMERALDAS RV não ser suficientes... Pelo que se vir bem, no chumbo situado na parte de baixo, poderá ver um orifício onde pode prender um lastro auxiliar. Dessa forma, conseguiremos pescar mais junto do fundo, embora também possa suplementá-la com uma cabeça especial para TIP RUN e atingir o peso desejado.
De qualquer forma, amigos, a DAIWA mais uma vez oferece-nos material de primeira qualidade, mas o mais interessante se compararmos com outras toneiras de TIP RUN, é que nos oferece a um preço muito bom.
Espero que gostem e sobre de tudo que fiquem viciados, como eu e os cefalópodes acabámos viciados.
Saudações e boa pesca.